ExpoFrísia 2022 - Confira quais animais e criadores se destacaram

ExpoFrísia 2022 - Confira quais animais e criadores se destacaram

 

A ExpoFrísia 2022 foi oficialmente aberta  no dia 12 de maio no Parque de Exposições Frísia, nos Campos Gerais, em Carambeí (PR). O evento teve a presença de autoridades políticas e da cadeia produtiva do Estado, além do Conselho de Administração, Superintendência e colaboradores da Frísia, realizadora da feira.

A ExpoFrísia foi até  o dia 14 de maio e reuniu os mais expressivos produtores de leite e animais da raça Holandesa, e apresentou em pista o melhor gado leiteiro da região e do país. A feira agrega conhecimento, uma vez que é uma oportunidade de aprender com os convidados e para expandir seus conhecimentos e melhorar sua forma de trabalho, com palestras técnicas, além de fazer bons negócios. A exposição reúne o que há de mais avançado nos diversos setores da cadeira produtiva.

 
Juntos, FRÍSIA, cooperados, APCBRH, patrocinadores e expositores, caminham a cada dia para uma pecuária de leite cada vez mais sustentável.

Confira quais foram os destaques deste evento, que teve como atração principal o julgamento da Raça Holandesa.

O setor lácteo brasileiro conheceu alguns dos seus maiores destaques em relação a animais e produtores , um dos eventos mais importantes do calendário leiteiro nacional, que contou com a participação e apoio no julgamento dos animais da Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (APCBRH).  A exposição faz parte do Circuito Nacional da Raça Holandesa no Brasil (CNRH/ABCBRH), seguindo as Normas de Procedimentos do Circuito Nacional.

Os julgamentos foram realizados no mesmo local da feira, mais especificamente no Pavilhão ExpoFrísia. A coordenação e a organização dos julgamentos foram conduzidas pelo  Gerente Executivo Bovinos, Jefferson Tramontini Pagno. O jurado de pista foi jurado canadense, Callum Mckinven e o tradutor e tradução Fabio Fogaça. A equipe da APCBRH: jurados de admissão, Pedro Guimarães Ribas Neto e Silvano Francis Valoto; contagem de pontos, Eduardo Ruvinski; locução, José Augusto Horst.

Clube de Bezerras

Para incentivar a sucessão familiar nas propriedades, despertando nas crianças interesse e responsabilidade pela atividade da pecuária de leite, a cooperativa Frísia promove o Clube de Bezerras há mais de 40 anos, estimulando desde cedo o interesse pelo cuidado com os animais e mantendo a tradição da exposição de gado com público infantojuvenil.Durante a 15ª edição da ExpoFrísia as crianças participantes do Clube de Bezerras deste ano realizaram a apresentação dos animais na pista de julgamento. O Clube de Bezerras leva informações de ponta para as crianças e fortalece essa importante tradição na região.

Copa dos Apresentadores                             

 A competição reúne participantes das cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal divididos em três categorias: de 8 a 11 anos, de 12 a 14 anos e, a novidade dessa edição, de 15 a 21 anos. Durante a disputa, o desempenho dos apresentadores é avaliado. Na primeira categoria, Gustavo hemrique da Silva, de 13  foi o primeiro colocado, o segundo lugar ficou com Gustavo Salomons e o terceiro lugar Daniel Van Der Vinne.Na segunda categoria primeiro lugar foi Beatriz Dos Santos Ventura, segundo Guilherme Santana Kok e terceiro Kaylaine Manuelle de Jong. A terceira categoria foi Daniel Koopman em primeiro lugar, David Eduardo Nascimento em segundo e Beatriz Coltri Kok em terceiro. Essa foi a primeira das três etapas da competição e contou com 40 participantes. A APCBRH colaborou com os trabalhos da Copa.

A APCBRH esteve presente com estande na área de exposição do evento, onde recebeu visitantes, associados e apresentou seus produtos e serviços, bem como novidades para seus associados e para demais produtores.

DESTAQUES: Conheça a seguir os primeiros colocados de cada categoria e nos links o resultado completo.

Grande Campeã, Reservada e Terceiro lugar - PRETA E BRANCA

Grande campeã
Fini Doorman Maaike 5768 TE (BX505135)
Expositor/criador: Agropecuária Fini Ltda.

Reservada
Rhoelandt 2768 Bessie Sid Eric (BX540326)
Criador: Ronald Rabbers e/ou Henrieta A. V. P. Rabbers

Expositor: Lucas Rabbers Neto

Menção honrosa
Menge Doorman C2489 ( BX533393)
Criador: Armando Eduardo de Lima Menge

Expositor: Hendrik de Boer e/ou Reinaldo Boer

ExpoFrísia- Campeãs VERMELHA E BRANCA

Grande campeã
Constentation 1 Hispana Integral (LB4508)
Expositor/criador: Alessandro H. Dekkers e/ou Marisa Caus Dekkers

Reservada
Constentation Hilux Attico TE (BB23604)
Expositor/criador: Alessandro H. Dekkers e/ou Marisa Caus Dekkers

Menção honrosa

Adrimar Baronesa Diamondback 118 (LB4836)
Expositor/criador: Adriaan Frederik Kok

Confira a seguir em PDF os destaques em cada modalidade

Melhores expositores (HPB)

Melhores expositores (HVB)

Resultados das categorias (HPB)

Resultados das categorias (HVB)

Melhores criadores (HPB)

Melhores criadores (HVB)

Melhores afixos (HPB)

Melhores afixos (HVB)