Associação da Raça Holandesa lança novo índice capaz de avaliar saúde e desempenho de rebanho

Associação da Raça Holandesa lança novo índice capaz de avaliar saúde e desempenho de rebanho

A Associação Paranaense e Nacional da Raça Holandesa (APCBRH/ABCBRH) acabam de lançar o Índice de Transição de Vacas (TCI). Criado pelo Prof. Ken Nordlund, da Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos (EUA), agora está disponível para os Associados da Raça Holandesa no Brasil. A ferramenta permite monitorar a saúde das vacas recém-paridas e o desempenho dos rebanhos leiteiros. Além disso, o TCI pode ser usado para monitorar o desempenho individual de vacas recém-paridas e, assim, formar um índice de rebanho.

A disponibilização do índice aos produtores que fazem controle leiteiro dos seus rebanhos graças a uma parceria entre a APCBRH, a Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (ABCBRH) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tudo isso sem cobrança adicional aos associados ou qualquer outra taxa. Para acessar, basta seguir o tutorial disponível no link no fim deste texto.

Como funciona

De acordo com Altair A. Valloto, Superintendente APCBRH, o TCI analisa o período de transição de vacas leiteiras, definido como o intervalo entre as três semanas anteriores e as três semanas seguintes ao parto. “Para isso, o índice usa dados de controle leiteiro e registro genealógico de forma a poder avaliar e monitorar este momento das vacas que é considerado crucial em suas vidas”, pontua Valloto.

Para chegar à metodologia do TCI, as equipes técnicas das associações e o Grupo de Leite da UFPR contaram com a coordenação do professor Rodrigo de Almeida. Ele explica que para aplicar o índice é preciso partir de uma estimativa para cada animal. “Estima-se uma produção de leite prevista para cada vaca recém-parida do rebanho, e esta produção estimada é baseada do desempenho da própria vaca na primeira lactação. É como se cada vaca fosse o seu próprio controle, e é por isso que este índice funciona para todos os rebanhos, independente do seu tamanho e da sua produtividade”, enfatiza Almeida.

Almeida compartilha que também fez parte do trabalho sua ex-orientanda de doutorado, Danieli Cabral da Silva. Os dois chegaram à conclusão na pesquisa que o TCI é uma ferramenta eficiente para monitorar a saúde das vacas recém-paridas e o desempenho dos rebanhos leiteiros.  “O TCI também pode ser usado para monitorar o desempenho individual de vacas recém-paridas mas, ainda mais importante, é um índice de rebanho. Ou seja, todo rebanho terá mensalmente vacas que produzem aquém ou além do esperado (TCI negativo ou positivo), mas o importante é que a média de TCI no mês seja positiva”, ensina o professor.

Como acessar?

Os relatórios e gráficos já estão disponíveis nos portais da Raça Holandesa do Brasil, e no Paraná através do portal WEB+LEITE. Para obter mais informações, procure a equipe da APCBRH e técnicos das Associações Filiadas da Raça Holandesa no Brasil.