APCBRH faz reunião do conselho deliberativo em Castro

A Associação Paranaense dos Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (APCBRH) realizou no dia 9 de novembro sua reunião ordinária do Conselho Deliberativo Técnico da APCBRH. O encontro ocorreu na Casa da Raça Holandesa, da Associação Brasileira de Bovinos da Raça Holandesa (ABCBRH), em Castro, nos Campos Gerais. Estiveram em pauta os principais projetos realizados pela associação ao longo de 2023, como os projetos em parceria com a Frísia, de Melhoramento Genético; e Castrolanda, de Controle Leiteiro.

No caso do projeto em parceria com a Frísia, no melhoramento genético de fêmeas usando o genoma, foram 180 propriedades atendidas. Estes atendimentos resultaram em 19.036 genotipagens desde 2022 — 17.222 da raça holandesa e 1.814 da raça Jersey (os relatórios de acasalamento recomendados, foram validados pela equipe da APCBRH.

Em relação ao projeto Castrolanda-Controle Leiteiro, enfatizou-se que todos os cooperados produtores de leite realizarão Controle Leiteiro oficial, no formato bimensal. Desde o início do projeto, já foram implantados mais de 125 rebanhos, que receberam 70 visitas de orientação técnica da APCBRH sobre o funcionamento e interpretação de relatórios. Este projeto terá duas frentes de trabalho, uma para o controle leiteiro de novos rebanhos, e outra frente para os rebanhos que já eram oficiais, e receberão o benefício da análise genômica.

O novo serviço do PARLEITE, chamado “Perfil de ácidos graxos no leite como indicadores de saúde ruminal e de uma boa nutrição”, também foi apresentado. Assim como o resultado das Avaliações Genéticas e Genômicas da ABCBRH e Embrapa Gado de Leite. Os convidados também puderam saber mais sobre o serviço SMARTGEN$$ e GENOMA (APCBRH/ABCBRH)-Avaliação Genética pela Inteligência Artificial e Acasalamentos (Parceria GenMate).

Houve ainda a apresentação de trabalhos acadêmicos. A tese de doutorado da Dra. Lorena Carla Gomes Vernaschi foi embasada em dados da APCBRH/ABCBRH, cujo título é “Influência das características de tipo no risco de descarte em vacas holandesas”. Outro projeto de pesquisa na área foi apresentado, intitulado de “Demografia de rebanhos leiteiros no estado do Paraná”, este do professor Dr. Rodrigo de Almeida.

A APCBRH registra seu agradecimento à ABCBRH pela presteza no atendimento e pela cessão do espaço para a realização da reunião.

Participações

Estiveram no encontro o presidente do CDT-PR, Hilton Silveira Ribeiro; o secretário Pedro Guimarães Ribas Neto (Superintendente Técnico Subst. SRG), o superintendente técnico do SRG. Altair Antonio Valloto e os conselheiros Henri Martinus Kool, Juan Van Der Vinne e Robert Salomons; os membros convidados: José Augusto Horst-gerente do PARLEITE, Prof. Dr. Rodrigo de Almeida-Coordenador do Convênio UFPR e APCBRH-Depto. Zootecnia UFPR, Eduardo Ruvinski-Gerente do SRG. Além da participação virtual da representante do Ministério da Agricultura e Pecuária, Dra. Juliana Azevedo Castro Bianchini; Roseli Célia Hilberath Hoppen-AISIPOA-SISA/DDA/SFA-PR/MAPA; dos conselheiros Eduardo Fonseca Portugal e Luciana Fayzano.

WhatsApp Image 2023-11-29 at 08.26.28.jpeg