APCBRH e IDEXX realizam encontros técnicos sobre “conceitos para uma nova abordagem no controle e erradicação da tuberculose bovina em rebanhos leiteiros”.

APCBRH e IDEXX realizam encontros técnicos sobre “conceitos para uma nova abordagem no controle e erradicação da tuberculose bovina em rebanhos leiteiros”.

Entre os dias 30/11 e 02/12, a Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (APCBRH) e a IDEXX juntamente com as cooperativas Castrolanda, Capal e Frísia, tiveram atualização e introdução a novos conceitos sobre o controle e erradicação da tuberculose bovina.

Nestes três dias as palestras foram ministradas pelo Dr. Nilton Vieira (Médico veterinário que atua a 35 anos na região de Arapoti/PR) e Dr. Euclides Mendonza (Especialista em controle de Tuberculose nos países da América Latina). Os encontros contaram com a presença de veterinários e zootecnistas que puderam aprimorar seus conhecimentos com informações importantes sobre as práticas de controle, saneamento e erradicação da Tuberculose por meio do teste ELISA.

O teste ELISA de detecção de anticorpos para tuberculose é uma ferramenta de diagnóstico que potencializa a identificação de animais NEGATIVOS para doença. Tem como objetivo detectar anticorpos depois da sensibilização por meio do teste de tuberculina realizado na rotina de exames anuais da propriedade (Aplicação do Derivado Proteico Purificado - PPD). Para esse teste, deve ser utilizado amostra de sangue entre os dias 15 e 40 dias após o exame de PPD.

É uma tecnologia que vem para complementar e potencializar o teste convencional (PPD), aumentando a sensibilidade e a especificidade de ambos testes de diagnóstico, possibilitando ao produtor e ao técnico que atende a propriedade a chance em ter um rebanho verdadeiramente NEGATIVO.

Para maiores informações entre em contato com a equipe técnica da APCBRH.

 

                 

                

 

PARLEITE: (41)98832-2923 | parleite@apcbrh.com.br

AVELINO: (41)98815-8506 | avelino@apcbrh.com.br

FALE CONOSCO: (41)98815-5248 | faleconosco@apcbrh.com.br