APCBRH celebra 70 anos de história em jantar histórico

A Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (APCBRH) celebrou na última sexta-feira (26), em Carambeí, nos Campos Gerais, a chegada da entidade aos 70 anos de história. Ao todo, 520 pessoas estiveram reunidas no Parque Histórico de Carambeí, nos Campos Gerais, entre produtores de leite, diretores da entidade, colaboradores, lideranças rurais, políticos e técnicos do setor. Além disso, na ocasião a APCBRH entregou premiações aos produtores de destaque no ano de 2022.

 O presidente da APCBRH, João Guilherme Brenner, agradeceu a presença dos convidados e enfatizou a grande contribuição da associação nas últimas sete décadas ao desenvolvimento e profissionalização da cadeia produtiva do leite no Estado. “Estamos aqui hoje, comemorando sete décadas de existência e reconhecendo os associados que são destaque nacional. Além de celebrarmos o passado, hoje é um dia de olharmos para as muitas conquistas que teremos pela frente. Será dando o nosso melhor que vamos seguir contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e um mundo melhor”, pontuou o presidente.

 O secretário de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, lembrou em seu discurso que o aumento da demanda por alimentos das últimas décadas foi respondido à altura pelo setor produtivo e de entidades como a APCBRH. “Nessa história de conquistas, temos o mérito de muita gente, incluindo a associação, que lá atrás traçou planos para chegarmos ao desenvolvimento que temos agora. Não posso deixar de render minha homenagem ao brilhante trabalho nesses 70 anos, que ajudou e ajudará, com certeza, a construir uma trajetória ainda mais eficiente e eficaz da cadeia de lácteos do nosso Estado”, celebrou Ortigara. O superintendente do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) no Paraná, Cleverson Freitas, celebrou junto com os participantes o aniversário da APCBRH. “O Mapa só tem a parabenizar a APCBRH, que tanto tem contribuído para a produção de leite no Estado e para que o Paraná seja, hoje, o segundo maior produtor de leite do Brasil; não só em quantidade, mas, principalmente um leite de qualidade. O Ministério da Agricultura vê isso com muito bons olhos e só tem realmente temos que parabenizar a associação pelos 70 anos”, comemorou.

 A prefeita de Carambeí, Elizangela Pedroso, disse ser um orgulho para o município receber um evento do porte e da importância da celebração dos 70 anos da APCBRH. “Carambeí é acolhedora e sempre estará de braços abertos para receber a associação. Todo esse trabalho, no melhoramento genético, impacta diretamente o dia a dia das famílias. Ganham não só os moradores de Carambeí, mas do Paraná, do Brasil e do mundo, com o fornecimento de alimentos de qualidade. Eu só tenho a agradecer a todos que fazem parte dessa história”, apontou a prefeita.

 O diretor-presidente da cooperativa Frísia, Renato Greidanos, agradeceu, em nome de todas as cooperativas do Estado, os 70 anos de dedicação da APCBRH. “Sabemos da importância do leite como alimento no dia a dia das nossas famílias, sabemos da importância nutricional e sabemos que isso só acontece com muito trabalho, dedicação e esforço. E isso acontece 365 dias por ano. Com certeza, o fato de termos a APCBRH nos ajudando nesse processo de melhorar a qualidade no leite, genética do nosso rebanho, contribuiu para o crescimento sólido que nós temos hoje. Obrigado pelos 70 anos de dedicação e trabalho para todos esses produtores do Paraná”, enfatizou Greidanos.

 O presidente da Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (ABCBRH), Armando Habbers, também marcou presença na comemoração. “Os criadores do Paraná são verdadeiros protagonistas em aspectos como sustentabilidade e genética. Graças ao trabalho incansável feito no estado, temos alcançado patamares mais altosde excelência. Sem o trabalho de cada um de vocês, não teríamos chegado a essas conquistas notáveis. Celebramos hoje não só o passado glorioso, mas um futuro promissor. Parabéns e que venham muitos anos de conquistas e realizações”, desejou Habbers.

 

Homenagens

 O presidente do Sindicato dos Médicos Veterinários do Paraná (Sindivet), Cezar Amin Pasqualin, entregou um troféu de homenagem e reconhecimento pela marca histórica da APCBRH. “A associação é uma entidade que sempre esteve à frente do seu tempo. Talvez os senhores não tenham a dimensão de quantos obstáculos essa entidade de 70 anos passou. E é por tudo isso que rendo aqui minha homenagem, também aos que já partiram. Lembro de todos os presidentes, o esforço, a tensão, os técnicos que participaram dessa trajetória. Deixo a vocês o Troféu Excelência não como formalidade, mas com a convicção de que vocês são os melhores”, cravou Pasqualin.

 A associação também recebeu um troféu de reconhecimento pela sua trajetória das mãos do diretor-presidente da Frísia, Renato Greidanos.

 

Destaques de 2022


Durante a celebração dos 70 anos, a APCBRH também fez a divulgação dos criadores de destaque de 2022. A lista completa você confere no link a seguir:

CONFIRA AQUI