70 anos da Cooperativa Witmarsum

70 anos da Cooperativa Witmarsum

A colônia e cooperativa Witmarsum (Palmeira/PR) comemorou no último dia 30 de julho 70 anos de fundação, além das festividades  de 71 anos da Colônia Witmarsum.

A solenidade, que reuniu associados/cooperados, familiares, colaboradores, autoridades e convidados. Entre os presentes estava o Diretor-Presidente da APCBRH, Sr. João Guilherme Brenner, convidado para compor a mesa de autoridades. Também estavam presentes o vice-presidente da APCBRH, Sr. Raphael Cornelis Hoogerheide e o superintendente Técnico/Administrativo, Altair Antonio Valloto.

O presidente  da Cooperativa Witmarsum, Artur Sawatzky, no seu discurso de abertura, destacou a importância do trabalho da APCBRH para o desenvolvimento da pecuária leiteira na região de Palmeira.

História:

Colônia Witmarsum  – No ano de 1951 após a compra da Fazenda Cancela, tornou-se o lar dos imigrantes alemães-russos . Esta comunidade menonitas da colônia tem sua origem na Frísia no norte atualmente localizado a Holanda e a Alemanha. A colônia completou 70 anos no ano de 2021 mas por conta da pandemia a comemoração foi transferida para o ano de 2022, celebrando uma realização de um sonho das famílias com o orgulho de sua história.

Cooperativa Witmarsum – Este ano é celebrado os 70 anos da Cooperativa que foi fundada dia 28 de Outubro de 1952. Hoje a cooperativa comercializa mensalmente 150 mil litros de leite envasado e outras 400 mil litros que se transformam em 30 toneladas de queijos.

Parabéns à todos que fazem parte dessa história, são 70 anos de muita história, de muitas lutas e conquistas.

Foto : Luiz Henrique Deschamps (Coordenador Produção de Sementes na Frísia Cooperativa Agroindústria), João Guilherme Brenner (presidente da APCBRH),  Artur Sawatzky (presidente da cooperativa Witmarsum e 3º vice-presidente da APCBRH) e Raphael Cornelis Hoogerheide (vice-presidente Pecuária de Leite da Cooperativa Frísia e 1º vice- presidente da APCBRH)

Foto : Altair Valloto (superintendente da APCBRH), João Guilherme Brenner (presidente da APCBRH) e Artur Sawatzky ( presidente da cooperativa Witmarsum e 3º vice-presidente da APCBRH).