(41) 2105 - 1733 |   comunicacao@apcbrh.com.br

Teste Genômico

A Associação Paranaense de Criadores (APCBRH) oferece ao criadores um novo serviço, o Teste Genômico ou Seleção Genômica, uma ferramenta que ajuda a acelerar o ganho genético dos animais para maiores produções de leite e sólidos, longevidade e saúde.

Vantagens do Melhoramento Genético GENOMA (PMGHolandês)

check-icon Avaliação genética dos animais através do genoma;

check-icon Poderosa ferramenta para o melhoramento genético;

check-icon Marcadores ligados a características de interesse econômico:

    • Produção;
    • Componentes do leite (gordura, proteína);
    • Conformação (Tipo): úbere, pernas e pés, força leiteira e garupa;
    • Saúde, facilidade de parto, consanguinidade, etc.

 Como fazer?

check-icon Solicite o seu envelope para coleta à APCBRH/Serviço de Registro Genealógico através dos telefones (41) 2105-1713 e 2105-1714, e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.;  à equipe técnica da APCBRH ou controlador de sua região;

check-icon Colete os pelos com o bulbo da vassoura da cauda (limpa), ou seja, com a raiz do pelo em contato com a pele do animal. A amostra de pelo, considerando a realização dos testes genônico e paternidade, deverá conter um mínimo de 60 fios com bulbo (chumaço) com aproximandamente a espessura de um dedo indicador;

check-icon Identifique o envelope com os dados do animal (conforme modelo) e anote qual opção de teste deseja realizar:

  • DNA para Paternidade (TE e FIV) use a sigla: TP
  • Teste Genômico use a sigla: TG
  • Teste Genômico + DNA para Paternidade use as siglas: TG+TP

check-icon Encaminhe o material coletado à APCBRH para o endereço abaixo, pelo técnico da APCBRH, controlador ou pela sua cooperativa.

 Porque fazer com a Associação?

check-icon Você enriquecerá o banco de dados da Raça Holandesa com os resultados das genotipagens e das avaliações genômicas, possibilitando a geração de inúmeros relatórios de manejo. Mediante sua autorização, divulgaremos a todos os criadores do Brasil os resultados do Teste Genômico de seus animais superiores.

Como receber os resultados?

check-icon Você receberá o relatório via correio, cado preferir. Outra opção é acessar os resultados através da WEB+LEITE (www.apcbrh.com.br). Basta digitar o seu login e senha: em seguida, clicar no menu Consulta --> Predição Genônica.