(41) 2105 - 1733 |   comunicacao@apcbrh.com.br

Avaliação Genética

Índice Seleção Genética (ISG/PR)

A Associação Paranaense dos Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (APCBRH) e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) lançaram o PRIMEIRO ÍNDICE DE SELEÇÃO GENÉTICA DE VACAS DA RAÇA HOLANDESA DO ESTADO DO PARANÁ, O ISG/PR. Essa grande novidade torna possível a identificação, ranqueamento e comparação nos rebanhos, apontando os animais mais equilibrados, refletindo assim, em uma vaca mais lucrativa e útil.

O índice foi analisado e aprovado pelo Conselho Deliberativo Técnico da APCBRH, referendado pelo Comitê ISG/Genoma, sendo semelhante aos índices internacionais, como o TPI, LPI e NVI. Os índices de seleção genética são utilizados no mundo inteiro para possibilitar ao criador a identificação dos animais que apresentam melhor equilíbrio entre as características avaliadas geneticamente nos rebanhos. Assim, é possível atribuir “pesos” para cada característica, seja de acordo com sua importância econômica ou conforme o direcionamento genético idealizado para uma maximização da lucratividade ao longo das gerações.

Descrição técnica

O Índice de Seleção Genética (ISG-PR) para a comparação e ranqueamento dos animais é elaborado a partir do conjunto de características das habilidades de Transmissão do Animal (PTAs) em Produção, Conformação (Tipo), Saúde e Fertilidade.
O Conselho Deliberativo Técnico da APCBRH decidiu, após mais de um ano de estudos e ampla discussão acerca do assunto, considerar as seguintes características com suas respectivas ponderações, para formar o primeiro índice de seleção genética do Paraná (ISG/PR):

[20(PTAL)+18(PTAP)+12(PTAG)+9(PTAT)+6(CFL)+3(CGAR)+8(CPP)+12(CSM)-2(DEL)-10(ECCS)] + 1000*
PTAL = Habilidade Prevista para Leite (20%)
PTAP = Habilidade Prevista para Proteína (18%)
PTAG = Habilidade Prevista para Gordura (12%)
PTAT = Habilidade Prevista para Tipo (9%)
CFL = Composto de Força Leiteira (6%)
CGAR = Composto de Garupa (3%)
CPP = Composto de Pernas e Pés (8%)
CSM = Composto de Sistema Mamário (12%)
DEL = Dias em Lactação (-2%)
ECCS = Escore de Contagem de Células Somáticas (-10%)
* O valor 1000 será utilizado para ajustar o componente do índice para a mudança periódica da base genética, permitindo uma comparação dos valores de ISG/PR ao longo dos anos.

 composicaoisgtabela