LEITE É SAÚDE, LEITE É VACA FELIZ E SAUDÁVEL

LEITE É SAÚDE, LEITE É VACA FELIZ E SAUDÁVEL

FONTE: Bianca Dekkers 

A Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (APCBRH) é uma entidade sem fins lucrativos que, diariamente, trabalha prestando serviços a produtores, técnicos, indústria, governo para que os animais estejam sempre saudáveis, em conforto e que produzam leite com rigorosas normas de sanidade, segurança alimentar respeitando a vida dos animais e das pessoas.

Isso explica inclusive as elevações sistemáticas constatadas nos últimos anos em qualidade e competitividade do segmento lácteo. Afinal, produtores, associações de bovinocultores, entidades de pesquisa, universidades, cooperativas, agroindústrias e o poder público compartilham, há muito tempo, a compreensão conjunta de que o bem-estar animal influencia diretamente na produtividade e na saúde do rebanho.

É preciso lembrar ainda que, atualmente, a produção de leite está consolidada como um alicerce do agronegócio brasileiro, mas, mais do que isso, constitui uma fonte acessível de nutrição para a população global. Os derivados do leite são fontes nutritivas de origem animal, fundamentais para a saúde humana, conforme dados da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN). A entidade chama a atenção para pesquisas científicas que demonstram a riqueza nutricional do leite de vaca contendo cálcio, potássio, fósforo e vitaminas A e B.

Para se ter ideia da importância do setor para o país, o Brasil ocupa uma posição de destaque como terceiro maior produtor global de leite, gerando mais de 34 bilhões de litros anualmente. Esse setor está presente em 98% dos municípios brasileiros e é predominantemente composto por pequenas e médias propriedades, sustentando cerca de 4 milhões de empregos. São mais de 120 litros de leite (per capita) consumido anualmente em produtos lácteos pelos Brasileiros.

Mesmo com esse papel de suma importância para a economia e de referência em excelência, o setor produtivo sofre com o descaso do poder público. Como tem sido amplamente divulgado, o setor lácteo enfrenta desafios consideráveis com a alta das importações da Argentina e do Uruguai, o que está contribuindo para derrubar o preço da matéria prima, prejudicando de forma severa a economia nacional. Ainda assim, a produção tem se mantido firme e muitos produtores estão amargando prejuízos em suas atividades.

Em face desses pontos, a APCBRH reitera seu compromisso em trazer informações qualificadas, de quem é protagonista no setor há mais de 70 anos e contribui para uma trajetória de aumento constante da qualidade em toda a cadeia leiteira. Para as narrativas deturpadas que são divulgadas, estamos à disposição para apresentar as estas pessoas ou organizações todo o cuidado que temos sobre saúde e bem-estar de nossas vacas e pessoas. Os esforços persistentes dos envolvidos na cadeia são todos para garantir um setor eficiente, ético, responsável e que segue aos mais altos níveis exigidos por órgãos internacionais.

João Guilherme Brenner, Presidente da APCBRH